quinta-feira, 11 de abril de 2013

Plastificar a Barbie?


Nos meus últimos dezenove anos de vida cheguei à uma conclusão: é difícil ser mulher. Não só ser mulher, porém ser uma jovem mulher na sociedade contemporânea. Os bobões podem dizer que não, que ganhamos bebidas de graça, entramos em lugares com facilidade e esse tipo de justificativa insignificante para quem tem uma vida de verdade. Bom, minha opinião permanece a mesma.
Estava em casa, depois de um dia cheio, enrolada em um roupão felpudo e lendo coisas interessantes, algumas mais outras menos, na internet. Eis que me deparo com uma notícia que me fez rir alto, desacreditada e um tanto revoltada no apartamento vazio. Parece que a última moda nos EUA no quesito operações estéticas é o que chamam de Barbie. Vou explicar, queridos amigos: esta é uma cirurgia que tem como objetivo deixar a periquita parecida com a de uma boneca Barbie. De novo: Periquita da boneca Barbie. Periquita. Da. Barbie.
Estamos falando de uma boneca de plástico aqui. Uma boneca que não tem partes íntimas. Uma boneca de plástico, feita para crianças brincarem, não para ser o padrão de beleza mundial. O mais engraçado é que li essa notícia em um dia em que a dúvida de fazer uma dieta daquelas rondava minha pequena, e agora bastante atordoada, cabecinha.
“Não vou fazer dieta porra nenhuma!”. Já não basta viver em eterna confusão por não ser magra o suficiente, loira o suficiente, ter o cabelo liso o suficiente e ainda me vêm inventar que a minha periquita tem que ser igual a da Barbie, boneca de plástico?  Isso não pode estar certo. Os blogs de moda falam como a “mulher moderna” deve se vestir, os blogs de beleza contam as maquiagens que eu tenho que, as atrizes, cantoras e todas as outras mulheres na mídia mostram como meu corpo deve ser e agora tenho que seguir mais um padrão completamente esquizofrênico vindo de uma, mais uma vez, boneca de plástico.
Oi? Me desculpem, mas não sou de plástico. Não sou loira e meu cabelo não é liso, apesar das inúmeras tentativas. Odeio as ultimas tendências e os blogs fazem com que eu me sinta uma completa maluca por não querer “dar bossa ao look” com algum acessório espalhafatoso toda vez que saio de casa.  Quem cria essas regras, afinal? Somos nós mesmas?
Mulheres, uni-vos! Abaixo o movimento de plastificar nossas Barbies! (se é que vocês me entendem...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário